SOBÁ À MODA CAMPO GRANDE

O QUE É O SOBÁ À MODA CAMPO GRANDE?

O Sobá à Moda Campo Grande é um prato constituído por uma massa de farinha branca num caldo de carnes, acrescido de cebolinha picada e omelete em fatias, com acompanhamentos que podem ser de carne suína (o tradicional), carne bovina, frango, shitake /shimeji e outros.

É assim chamado por ser reconhecido como um prato da culinária sul-mato-grossense, mais especificamente da capital, Campo Grande.

MAS NÃO É COMIDA JAPONESA?

De maneira geral, o sobá é mais conhecido como um prato da cozinha japonesa.

Por isso, existe ainda alguma confusão em relação ao Sobá à Moda Campo Grande ser considerado um prato típico da culinária sul-mato-grossense.

ORIGEM JAPONESA

De fato, o Sobá à Moda Campo Grande tem sua ORIGEM na culinária japonesa. Mais especificamente no sobá de Okinawa , que foi introduzido em Campo Grande (MS) no início do século XX pelos imigrantes oriundos daquela ilha japonesa.

PORÉM, ao longo do tempo, o prato foi sendo alterado para que ficasse mais ao gosto dos brasileiros. Por exemplo: a massa de trigo sarraceno, presente no prato original, foi substituída por massa de farinha branca. Também a composição do caldo, que na versão original levava osso de porco e outros ingredientes, foi modificada para um caldo feito predominantemente de carne.

Entre outras alterações que conferiram ao sobá feito em Campo Grande o status de prato regional, por sua composição e sabor únicos.

TAMBÉM NÃO É UDON, NEM LAMEN!

Os ingredientes usualmente utilizados para a composição tanto do udon quanto do lamen, bem como o modo de preparo, também são diferentes dos do Sobá à Moda Campo Grande.

RECONHECIMENTO DO IPHAN

Em 2006, o Sobá à Moda Campo Grande foi reconhecido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como bem cultural de natureza imaterial de MS por meio do decreto municipal n° 9.685, de 18/07/2006, oficializando assim a especificidade e regionalidade do prato.

Enfim, o SOBÁ À MODA CAMPO GRANDE é o SOBÁ À MODA CAMPO GRANDE!

Um prato de sabor único e DELICIOSO! E que faz tanto a cabeça dos campo-grandenses que existem hoje mais de 50 sobarias na cidade e a Feira Central de Campo Grande promove anualmente, há mais de 13 anos, o Festival do Sobá, evento que reúne milhares de pessoas e onde, em 2009, o artista plástico Cleir esculpiu o monumento (foto) em homenagem a esse que é um dos símbolos da integração Brasil/ Japão e, também, da bela capital de Mato Grosso do Sul.

Você sabe quais são as características nutricionais do SOBÁ À MODA CAMPO GRANDE?

Veja o que disse a nutricionista Paula Saldanha em matéria exibida pelo programa Bem Estar, da Rede Globo sobre as características nutricionais do Sobá à Moda Campo Grande :

“O Sobá é um ALIMENTO COMPLETO.

Ele tem uma fonte de CARBOIDRATO que é o macarrão.

Duas fontes de PROTEÍNA – a carne magra e o ovo, que é uma enzima pro cérebro.

A cebolinha, que é fonte de POTÁSSIO, além de ser ANTIOXIDANTE.

E o gengibre, excelente para a ACELERAÇÃO METABÓLICA e pro CÉREBRO.”

Lembrando também do caldo, um composto de carnes rico em COLÁGENO e CÁLCIO, e das propriedades estimulantes das DEFESAS IMUNOLÓGICAS e das FIBRAS proporcionadas pelos cogumelos, no caso das opções que substituem a carne por shitake e shimeji.

Ou seja, além de GOSTOSO, o Sobá é muito NUTRITIVO!

Uma porção de Sobá tem aproximadamente 426 calorias.